As emoções são reações psicofisiológicas que representam formas de adaptação a certos estímulos do indivíduo quando percebe um objeto, uma pessoa, um lugar, um acontecimento ou uma recordação importante, no fundo são aquilo que sentimos quando percebemos algo ou alguém. As emoções primárias, isto é , emoções inatas que nascem com cada indivíduo são a alegria ,o nojo, raiva, tristeza,medo.
As principais funções das emoções são :
- Função adaptadora: uma das mais importantes que consiste em preparar o organismo para a ação é graças a ela que podemos atuar eficazmente.
- Função social: expressam o nosso estado de ânimo e facilitam a interação social para que se possa prever o comportamento. Além da expressão oral ganha muita importância a comunicação não verbal que se reflete, muitas vezes, inconscientemente.
- Função motivadora: existe uma relação entre motivação e emoção na medida em que qualquer comportamento é motivado para alguma emoção . Por exemplo, se no sentirmos alegres quando estamos com uma pessoa, estaremos mais motivados para voltar a estar com ela.
Deste modo, existe uma dinâmica entre o cérebro , o corpo e a mente com o meio externo.
surgindo o desencadeamento das emoções e de todas as suas relações. É esta dinâmica que permite verificar o valor adaptativo das emoções permitindo regular a tomada de decisões perante as situações que podem ter em si perturbações internas ou condicionantes externas
É neste sentido que as emoções atuam nas avaliações efetuadas pelo sujeito ao mundo para posterior deliberação. Para além disto, identificou se um momento em que o estado emocional fica registado e marcado no indivíduo chamado de marcador somático. Esta assimilação em forma de representação traz em si a informação resultante da perceção externa e a emocional interna. Assim, as emoções orientam e influem no comportamento do ser humano, veiculando sinais que servem de comunicação e de expressão consigo e com os outros.posterior deliberação.
Fazendo também que referência ao episódio da mini série “Deus Cérebro; A maquinaria da emoções” percebemos ainda melhor a importância extrema das emoções na nossa vida, por exemplo, o facto de termos amor na nossa vida, em qualquer das suas formas, reforça circuitos que nos permitem crescer bem.
Para além disso, se ensinarmos a crianças pequenas conceitos sobre emoções, são criados novos circuitos no cérebro de maneira a terem mais vocabulário, muito mais escolhas sobre como interpretar a maneira como são afetadas e guiar as suas ações e isso acaba por se refletir em notas melhores.
Assim, podemos concluir que de facto apesar da pequena importância que foi dada às emoções até recentemente, estas são de facto uma componente essencial da nossa vida e de quem somos.
Comentários
Enviar um comentário