Ciência da persuasão

 



A persuasão, isto é, a arte de conseguir captar o público para fazer determinada ação ou a pensar de certa maneira já é abordaddesde há muito tempo no âmbito da psicologia social sendo com as investigações percebeu-se que a persuasão não é um talento ou uma magia, mas sim uma ciência. 

Robert Cialdini, professor de psicologia social fundou a teoria da comunicação persuasiva onde pretende se entender como podemos desenvolver as nossas habilidades de comunicação com intuito de exercer influência sobre as decisões das pessoas. Deste modo, segundo este autor existem 6 maneiras para ser persuasivo o que o fez criar os 6 princípios da persuasão.

O primeiro princípio para conseguirmos ser pessoas persuasivas é a reciprocidade que mostra que as normas sociais nos impulsionam a fazer um favor quando alguém já nos fez um favor antes. Um exemplo disto são as amostras grátis que nos dão geralmente em lojas o que faz com que mais tarde devido a esta “oferta” que nos fizeram sejamos persuadidos a ir a uma determinada loja.

O segundo princípio é o da consistência diz que as pessoas atuam de uma certa maneira se encararem essa atitude como sendo consistente com o seu próprio comportamento, ou seja, uma vez quenos comprometemos publicamente a algo ou com alguém, somos muito mais propensos a cumprir com este compromisso. Na área do marketing esta técnica é muito usada por exemplo quando somos obrigados a subscrever determinado site para poder navegar no mesmo isto vai fazer com que recebamos bastante informação acerca de determinada marca e que possamos ser persuadidos pela mesma. 

O terceiro princípio é o da autoridade e de acordo com este Princípio, a autoridade ou do comunicador é muitíssimo importante para que a outra pessoa se disponha a concordar ou a fazer alguma coisa , por exemplo, em algumas lojas existe a imagem de um famosos como promotor da marca o que representa uma pessoa com mais autoridade o que faz com que alguns clientes possam persuadidos por esta razão.

O quarto princípio é o da validação social que se baseia na ideia de que quanto mais “popular” for um comportamento, maior será a tendência para que alguém se comporte dessa forma. Este princípio é aquele que parece ser o mais óbvio aquilo que a maioria faz vai nos persuadir a fazer o mesmo ainda que não seja aquilo que mais desejamos.

O quinto princípio é o da escassez que é utlizado para que as pessoas achem que estão a perder muito quando não agem de determinada maneira devido à pouca disponibilidade existente. Por exemplo, ofertas de tempo limitado como descontos que faz nos achar que ao não aproveitarmos naquele tempo aquela oferta estamos a deixar escapar uma oportunidade.

Por fim, o último princípio é o da atração que consiste naspessoas disponibilizam-se mais a ajudar ou a concordar com aquelas de quem gostam, por quem se sentem atraídas, com quem têm uma relação de amizade ou que, simplesmente, consideram serem mais semelhantes a si, é mais fácil sermos influenciado por alguém parecido connosco.

Assim, estas 6 dicas vão ajudar-vos a serem pessoas persuasivas para com os vosso familiares, amigos, conhecidos… Vão conseguir através destes 6 princípios persuadir os outros sobre a vossa opinião, comportamento ou qualquer outra coisa.

Recomendação: para aprofundar este tema aconselhamos o livro persuasão que podem encontrar na Fnac e fala mais acerca disto. Se alguém ler deixe nos comentários a opinião ou qualquer outra curiosidade ou duvida que tenha ficado.

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