"Cancel culture" ou a cultura do cancelamento é um boicote cultural e refere-se à "prática popular de retirar o apoio para (cancelar) figuras públicas e empresas depois de eles fazerem ou dizerem algo considerado questionável ou ofensivo, é geralmente discutido nas redes sociais como forma de envergonhar o grupo, basicamente, ser "cancelado" significa que um grupo decide parar de apoiar uma pessoa, lugar ou coisa com base numa "transgressão" real ou presumida.
Call out VS Cancel Culture:
Esses termos são frequentemente usados como sinónimos, mas há uma diferença.
Call out culture significa chamar a atenção para os erros de alguém e dar-lhes a oportunidade de aprender. A Cancel culture, não dá à pessoa a oportunidade de aprender com seu erro, em vez disso, a pessoa é imediatamente rotulada como "má".
A cultura do cancelamento tem sido incrivelmente eficaz no combate a atos ilícitos, especialmente sexismo e racismo pois exige mudança social e aborda muitas desigualdades.
Por exemplo, em 2016, muitos membros da comunidade cinematográfica boicotaram os Óscares por causa da falta de diversidade entre os nomeados, isto resultou numa mudança social real, uma vez que em 2019, os Óscares bateram o recorde de mais vitórias de nomeados negros de todos os tempos.
Uma comunidade que se une contra alguém que fez algo imperdoável pode ser fortalecedora, também pode fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de se comportar de forma inadequada ou publicar opiniões potencialmente ofensivas, mas também existem efeitos negativos resultantes desta "cultura"
Infelizmente, cancelar muitas vezes transforma-se em intimidação, assim como o bullying, alguém que foi cancelado, pode fazer sentir-se condenado ao ostracismo, socialmente isolado e solitário. E pesquisas mostram que a solidão está associada a taxas mais altas de ansiedade, depressão e suicídio.
Pode parecer que todos estão contra esse indivíduo antes mesmo de a pessoa ter a oportunidade de se desculpar. Em vez de criar um diálogo para ajudá-lo a entender como suas ações os prejudicam, os canceladores interrompem toda a comunicação com a pessoa, essencialmente roubando-lhe a oportunidade de aprender e crescer com os erros ou insensibilidades.
Como proteger a saúde mental em casos de cancelamento:
Embora não seja possível controlar como os outros se comportam, é possível controlar o próprio comportamento e também a forma como se reage à negatividade:
Pensar duas vezes antes de fazer uma publicação;
Passar menos tempo online-Não há problema em fazer uma pausa no uso das redes sociais, na verdade, é dito que desligar de vez em quando pode ajudar a melhorar sua saúde mental, de acordo com um estudo, reduzir o uso das redes sociais diminui a solidão e a depressão.
Falar com alguém- Entrar em contato com alguém em confiável, como os pais ou amigos próximos.
Comentários
Enviar um comentário