Pode ser impossível categorizar e compreender totalmente qualquer assassino em série, mas é possível analisar os seus métodos e práticas para definir melhor que tipo de criminoso ele é.
O Federal Bureau of Investigation definiu três tipos distintos de assassinos em série com base na forma como realizam os seus assassinatos. Entender em qual categoria um serial killer se encaixa pode facilitar a investigação de seus crimes e como levá-los à justiça.
Em primeiro lugar existe o "medical killer", apesar deste tipo de assassino ser muito raro, algumas pessoas envolveram-se na indústria médica para realizar seus atos nefastos. Este tipo de assassino sente que é uma mortalha porque não é incomum que pessoas morram num hospital. Geralmente são muito inteligentes e sabem como ocultar de forma inteligente e cuidadosa os seus assassinatos. Se parecer que a vítima morreu de morte natural, não haverá motivo para suspeitar de crime e procurar o culpado. Poucos médicos na história conseguiram matar dezenas de pessoas antes de serem apanhados.
Em segundo lugar existem os "organized killers", este tipo de serial killer é o mais difícil de identificar e capturar. Eles geralmente são muito inteligentes e bem organizados ao ponto de serem meticulosos. Cada detalhe do crime é planeado com bastante antecedência, e o assassino toma todas as precauções para garantir que eles não deixem evidências incriminatórias. É comum para esse tipo de psicopata observar vítimas em potencial por vários dias para encontrar alguém que considere um bom alvo. Assim que a vítima for escolhida, o assassino irá raptá-la, geralmente por meio de algum tipo de manobra destinada a ganhar sua simpatia e levá-la a outro local para cometer o assassinato. Depois de matar a vítima, geralmente toma precauções para garantir que o corpo não é encontrado até que ele queira, e criminoso deste tipo geralmente tem muito orgulho do que considera ser seu “trabalho” e tende a prestar muita atenção às notícias sobre seus atos, um de seus fatores de motivação pode ser confundir a polícia que está a tentar resolver o caso.
Por fim existe também o "desorganized killer" estes indivíduos raramente planeiam a morte de suas vítimas de alguma forma. A maior parte das vezes, as pessoas que matam estão no lugar errado à hora errada. Este tipo de serial killer parece atacar aleatoriamente sempre que surge uma oportunidade. Eles não tomam medidas para encobrir quaisquer sinais de seu crime e tendem a mudar de localização regularmente para evitar serem apanhados. Assassinos desorganizados geralmente têm QI baixo e são extremamente anti-sociais, raramente têm amigos próximos ou família e não gostam de ficar no mesmo lugar por muito tempo, assim tendem a não se lembrar de seus atos ou a confessar que foram motivados por vozes nas suas cabeças ou por alguma outra fonte imaginária.
Em termos de assassinos no geral, podendo ou não ser assassinos em série existem 4 tipos principais: os "thrill seekers", os "mission oriented", os "visionary serial killers" e os "power and control serial killers".
O primeiro caso aplica-se a assassinos que veem enganar a lei como uma espécie de diversão, gostam da atenção dos media e também gostam de ser perseguidos pela polícia. Podem ser diferenciados de outros assassinos em série pelo facto de enviarem mensagens a outras pessoas e manterem registros detalhados de seus assassinatos. Por isso, é lógico dizer que a maioria dos "thrill seekers" pode ser categorizada como organizada, mas, ao mesmo tempo, nem sempre planeiam tudo com antecedência. Por isso, também são vistos como assassinos desorganizados. Geralmente usam armas e abusam das suas vítimas antes de matá-las. Depois disso, escondem o cadáver da vítima e passam para a próxima vítima.
Os "mission oriented" são assassinos que são assassinos que sentem que estão a fazer um favor à sociedade ao "libertá-la" de certas pessoas; estes podem incluir mulheres jovens, prostitutas, traficantes de drogas ou homossexuais, pessoas que eles acham que a sociedade poderia viver sem. Estes assassinos geralmente não são psicóticos. Eles têm sempre uma cena de crime controlada, portanto, categorizá-los como organizados torna-os muito mais fáceis de encontrar. No entanto, como esses assassinos perseguem vítimas específicas, isso torna-os muito mais fáceis de apanhar.
Os "visionary serial killers" são pessoas que ocasionalmente sofrem de ruturas psicóticas da sociedade, às vezes, acreditam que são outra pessoa ou são compelidos a matar por entidades superiores, como Deus ou o Diabo. Na verdade, as duas subcategorias mais comuns para assassinos em série visionários são comandadas por demônios e por Deus. David Berkowitz é um exemplo desse tipo de assassino, que alegou que um demônio lhe transmitiu ordens por meio do cão de seu vizinho, que lhe disse para matar. Como os assassinos visionários tendem a ser mais desorganizados são também mais fáceis de apanhar.
O último tipo "power and control serial killers" são assassinos em série que desfrutam do terror, do sofrimento e dos gritos das suas vítimas. Esses assassinos costumam ser muito organizados e costumam ter um histórico de maus-tratos na infância, o que os deixou a sentir-se impotentes quando chegam a adultos. Muitos destes assassinos também abusam sexualmente de suas vítimas, mas não são motivados por sentimentos de luxúria, para eles, esse abuso é simplesmente outra forma de dominar a vítima.
Além destas quatro categorias básicas, há também dezenas de outras subcategorias que tornam os assassinos em série únicos com base nos seus rituais de assassinato e na natureza de seus crimes. Por exemplo, "viúva negra" é o título dado às mulheres assassinas em série, porque se sabe que uma aranha viúva negra mata o seu parceiro.
Existem também assassinos em série que matam pessoas atrás de pessoas, estes tipos de assassinos em série são chamados "spree killers".
Existem também os "lust killers" que são assassinos que magoam suas vítimas principalmente por excitação sexual. Há assassinos que formam clubes que matam por sacrifício e aceitação no grupo; estes são chamados "group killers", mas são mais coloquialmente chamados seitas.
Por fim, "assassinos em massa" são assassinos em série que matam grandes grupos de pessoas ao mesmo tempo, matando sem alvos específicos em mente, matando apenas para prazer próprio.
Os assassinos em série também podem guardar "lembranças" das suas vítimas depois de mortas. Robert Keppel, um detetive e polícia americano, classificou essas coleções em duas categorias: souvenirs e troféus. Os souvenirs são itens pessoais que permitem ao assassino desfrutar das suas memórias de crimes específicos que cometeu, podem ser objetos como joias, partes do corpo e outros itens pertencentes à vítima. Enquanto que os troféus são objetos que os assassinos podem transformar num santuário, formando uma coleção de itens específicos dos seus crimes anteriores.
Por fim temos também um vídeo de um agente do FBI a falar um pouco sobre o assunto:
https://youtu.be/UKYi40A3q4A
Filmes e séries recomendados sobre o assunto:
Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile
Night Stalker
My Friend Dahmer
Henry: Portrait Of A Serial Killer
Zodiac
The Silence Of The Lambs
Comentários
Enviar um comentário