Como ser esquizofrénico

No trabalho de como se tornar um doente mental trabalhámos a esquizofrenia, uma doença crónica com baixa taxa de cura e que afeta gravemente a vida de quem sofre da doença e quem rodeia o doente. Geralmente a esquizofrenia inicia se no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona a sua rotina e isola se de outros. Para além disso, as suas reações ficam estranhas e desajustadas. Existem vários tipos de esquizofrenia. Por exemplo:  
 Esquizofrenia simples o portador mostra mudanças de personalidade, isolamento e insensível a afetos. 
 Esquizofrenia paranoide, O portador da doença enfrenta problemas como falas confusas, falta de emoção e tende a achar que está a ser perseguido por pessoas ou espíritos. 
 Esquizofrenia desorganizada é caracterizada por um comportamento mais infantil, respostas emocionais e descabidas e pensamentos sem nexo. 
Esquizofrenia catatônica, o portador deste tipo mostra grande apatia. 
 Esquizofrenia residual Existe uma alteração no comportamento, nas emoções e no convívio social, mas com menos frequência .
Esquizofrenia indiferenciada são pacientes que não se enquadram perfeitamente em nenhum dos tipos de esquizofrenia, contudo, podem desenvolver algumas das características referidas. 
 Os esquizofrénicos raramente são violentos, embora os delírios de perseguição e o uso de drogas aumentem esse risco. Quando a violência ocorre, atinge geralmente os membros da família e ocorre dentro de casa.
 Como se pode ver, a esquizofrenia é uma doença psiquiátrica grave que é muitas vezes incorretamente descrita como "desdobramento de personalidade". Afeta profundamente a forma de pensar da pessoa, a sua vida emocional e o seu comportamento em geral. 
Para além do doente em si, todos o que o rodeiam sofrem com esta patologia, dadas as dificuldades de relacionamento social, familiar e profissional que ela provoca.

Comentários