A inteligência humana

Durante os séculos IX e XX acreditava-se que a inteligência humana era medida através do teste do QI e assim, os que obtivessem melhores resultados neste teste eram considerados os que possuíam maior grau inteligência.
 Com o passar dos anos, começa-se a perceber que nem sempre as pessoas que obtinham melhores resultados neste teste eram as que tinham mais sucesso e muitas daquelas que eram denominadas como “burras” devido ao resultado deste teste apresentavam um grande sucesso profissional como explicar isto? O psicólogo Howard Gardner a fim de responder a este problema formula a sua teoria acerca do assunto dizendo que existem 9 tipos de inteligência sendo que todas as pessoas possuem um pouco, por mais pequeno que seja, dos nove tipos dentro de si. No entanto, existe sempre um dos nove tipos de inteligência que sobrepõe aos outros, ou seja, é mais desenvolvido e este tipo de inteligência mais desenvolvido varia de pessoa para pessoa. 
 Em primeiro lugar, existe a Inteligência Lógico-matemática- aptidão para lidar com operações matemáticas, abordagens lógicas, alta capacidade de memória. Normalmente as pessoas com este tipo de inteligência conseguem resolver problemas complexos porque agem muito através do raciocínio dedutivo decompondo os problemas complexos em problemas cada vez menores até chegar à resposta final. Este tipo de inteligência relacionada ao lado direito do cérebro envolve um raciocínio sequencial capaz de perceber relações e conexões entre os elementos daí serem exemplos os cientistas, investigadores e os matemáticos. 
 De seguida existe a Inteligência Linguística- caracterizada como um dos tipos mais comuns situado no lado esquerdo do cérebro. As pessoas que a possuem têm grande capacidade de se expressar quer oralmente como na forma escrita. Apresentam um domínio e gosto especial pelos idiomas e palavras tendo um desejo de os explorar. Exemplos: poetas, escritores. Existe também a Inteligência Corporal-cinestésica- diretamente relacionada com as capacidades motoras relacionada ao cerebelo, que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo, traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo daí as pessoas que a possuem terem um enorme talento em expressão corporal e conseguirem produzir movimentos bastantes complexos com uma enorme precisão. Exemplos: atores e desportistas de alta competição. 
Além disso,também existe a Inteligência Musical- um dos tipos de inteligência mais raros de ter e pode estar associada a outras inteligências como a linguística, a corporal-cinestésica ou espacial. Traduz-se na capacidade de ouvir músicas e sons em geral identificando padrões musicais. Capacidade auditiva superior à grande maioria sendo que algumas das pessoas que possuem este tipo de inteligência chegam a conseguir a aprender a tocar instrumentos sozinhas também têm uma grande capacidade de compor padrões musicais bem como criticá-los. Exemplos: maestros, músicos e críticos de música. 
 Outro exemplo é a Inteligência Interpessoal- Tipo de inteligência ligado à capacidade natural de liderança e à enorme capacidade de persuasão bem como influência para os outros. Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Exemplos: políticos , professores.  
Outro tipo é a Inteligência Intrapessoal- Tipo de inteligência mais raro de ter está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de stress. As pessoas possuidoras deste tipo de inteligência influenciam os outros de forma indireta através das suas ideias. 
De seguida existe a Inteligência espacial- As pessoas possuidoras deste tipo de inteligência são caracterizadas através da enorme capacidade de compreender o mundo visual com precisão tendo um enorme talento para arte gráfica, ou seja, apresentam uma grande facilidade em criar, desenhar e imaginar imagens. Assim, através da sua enorme criatividade conseguem recriam as experiências visuais. Exemplos: arquiteto, escultores e geógrafos.
 Anos mais tarde surge a Inteligência Naturalista- Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como por exemplo reconhecer e classificar plantas, animais ou minerais. Exemplos: biólogos e geólogos...
  Por fim, ao mesmo tempo que a anterior surge a Inteligência Existencial- Tipo de inteligência característico de pessoas que refletem e pensam mais do que o comum sobre a vida mais especificamente sobre a existência. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Exemplo: filósofos 
 Em suma, é possível perceber a razão pela qual este autor afirma que é praticamente impossível dizer que uma pessoa é mais inteligente do que outra. 
 Segue-se o link para saberem que inteligências possuem:
 http://idaam.edu.br/ambiente/multiplas-inteligencias/teste-multiplas-inteligencias.html

Comentários